9 de abril de 2010

Beta-reader é coisa séria

No dia 07/08/09 eu recebi um e-mail maravilho que dizia: Seja bem vinda ao grupo de Betas do Fanfic Addiction (atual Fanfic Obsession). Naquele dia eu me sinti o máximo: inteligente, porque tinha conseguido passar em um super teste; importante, porque daquele dia em diante eu teria várias garotas dependendo de mim (minhas atuais lindas autoras) e realizada, porque até o momento ser beta era tudo o que eu queria.
O tempo foi passando, passando e passando e todos os dias eu notava uma coisa: eu estava completamente iludida quando pensei que ser beta era moleza.
Pra vocês, autoras e leitoras, o trabalho de uma beta é fácil, doce e lindo. Nós sabemos de (quase) tudo sobre o site antes dos outros, lemos várias fictions lindas antes delas entrarem no site, somos idolatradas pelas autoras, enfim, somos quase imortais.
O que vocês não sabem é que vocês estam redondamente equivocadas.
Sabemos sobre várias coisas do site antes de você? Sim. Mas isso também quer dizer que temos problemas pra resolver e muitas vezes temos que fazer e enviar vários emails pra vocês com várias informações e instruções, selecionando muito bem as informações que passaremos e como diremos pra que não haja maiores problemas.
Lemos várias fictions? Sim. Mas vocês lêem fictions no site, então vocês sabem como há várias fictions extremamente aleatórias, que nem vocês conseguem terminar de lê-las. Pois bem, agora imaginem ter que VÁRIAS fictions assim, ter que corrigir erros de português que provam que ou a pessoa não terminou nem a primeira série, ou que o ensino brasileiro está bem precário. Nem todas as fictions são lindas, bem escritas, viciantes e blá, blá, blá! E nós, betas, temos que ler todas as outras que não são assim.
Somos idolatradas pelas autoras? Não. Dá onde foi que surgiu essa idéia? Muito pelo contrário! Há autoras extremamente exigentes, que atormentam a paciência se você atrasa uma hora no prazo de betagem; que escrevem suuuper mal, mas que querem que a gente bete a fiction dela no mesmo dia em que recebemos o email com a fiction; que pensam que betas não tem vida, querem por que querem que sejamos rápidas e perfeitas, esquencendo completamente que somos humanas e que cometemos erros como qualque outro humano; enfim, autoras escrevem e cometem erros, betas lêem texto gigantes e mal escritos e têm a obrigação de consertar todos os erros.
Então se você estiver pensando em fazer algum teste para beta para qualquer site, pense muuuito bem antes de fazê-lo, por passar no teste é a parte mais fácil.
E eu não estou reclamando; na verdade eu amo ser beta. É uma das minhas razões de acordar, acho incrível o talentos de certas autoras, o carinho delas comigo muitas vezes, e sou apaixonada pela equipe do site, mas ainda assim, o meu conselho é sempre pensar duas vezes antes de ser uma beta, porque depois que você se torna uma, você se apaixona e aí é que está o grande problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expressar é seu direito, ser educado é um dever.