
Alemã, 98 anos, Irene Sendler, morreu em 2008. Durante a Segunda Guerra Mundial, Irene trabalhou no Gueto Warsaw, como uma encanadora/especialista em esgoto. Irene contrabandeou crianças judias; recém nascidos na parte inferior da caixa de ferramentas que carregava, e os mais velhos dentro de sacos carregados nas costas de seu caminhão. Ela também tinha um cachorro, que também ia no caminhão, que ela mesma o treinou para latir quando se aproximassem de soldados nazistas, os quais a liberava para sair e entrar no gueto. Os soldados não se importavam com o cachorro, e os latidos acobertava os chorros e ruídos das crianças e dos bebês. Irene conseguiu contrabandear para fora do gueto e salvar 2500 crianças.
Quando ela finalmente foi capturada, os nazista a espancaram, quebraram suas duas pernas e seus braços.
Irene manteve registrado o nome de todas as crianças contrabandeadas dentro de uma garrafa, enterrada debaixo de uma árvore no quintal de sua casa.
Após a guerra, buscou pelos pais que pudessem ter sobrevivido e reuniu as famílias. Embora a maioria tivesse morrido. Ainda assim ela ajudou as crianças colocando-as em casa de acolhimento e adoção.
Em 2007 Irene concorreu ao Prêmio Nobel da Paz. Ela não ganhou.
Al-Gore ganhou - para uma apresentação de slides sobre o aquecimento gobal.
Irene Sendler, uma grande mulher que merece ser lembrada e aclamada. Guerreira durante a II Guerra, injustiçada em 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se expressar é seu direito, ser educado é um dever.