24 de fevereiro de 2013

Falsidade me dá nojo

Falsidade me dá nojo.
 
Nojo porque ela sempre vem de quem menos se espera. E também me irrita, porque me faz pensar: 'Como pude ser tão cega?' 
 
Mas, apesar de tudo, Falsidade também nos faz crescer.
 
É por causa dela que valorizamos as pessoas certas e os amigos certos, e que deixamos de confiar em qualquer um. É através dela que se pode descobrir quem é confiável e quem só finge que é.
 
Gostaria que houvesse uma maneira de evitá-la, um código secreto que somente as pessoas verdadeiras possuíssem e que eu pude enxergar isso em cada uma delas, gostaria de ter um detector de mentirosos, e mais do que tudo gostaria de não ser tão ingênua.
 
Nem sempre os mais ingênuos são aqueles que confiam demais, mas sim aqueles que acham que sabem de tudo. Aqueles que mesmo diante de todos os indícios acreditam que eles estão certos, e não os outros. E, por causa dessa total confiança em si mesmo e no próximo, eles acabam ignorando conselhos importantíssimos dos verdadeiros amigos, que dizem: "Tome cuidado com Fulano", "Ciclano não presta", ou ainda "Se afaste".
 
Falsidade é sempre um choque. É algo que, uma vez descoberto, destrói o que vê pela frente. No meu caso me rendeu 2 prejuízos: uma amizade e um sentimento de indiferença. A amizade, acabou porque simplesmente não existe amizade entre aqueles em que não se pode confiar. E a indiferença se foi, uma vez que pela mesma pessoa por quem antes eu não sentia nada, hoje eu sinto nojo.
 
Traição nem sempre é a concretização de um ato, e nem sempre vem de um(a) namorado(a). Às vezes é simplesmente o silêncio de um amigo ou amiga.
 
Se você sabe de algo que alguém mereça saber, então abra a sua boca se esse alguém for seu amigo. É melhor ele descobrir por você do que por qualquer outra pessoa. Mesmo que ele esperneie, grite e brigue com você, seu amigo saberá que em você ele pode confiar, que mesmo as piores verdades você não tem medo de dizer (afinal, não é isso a amizade?). Mas se a notícia chegar pela boca do povo, então ele verá que você nunca valorizou a amizade de vocês como deveria ter feito...
 
Ele verá que você foi falso o tempo todo.
E Falsidade me dá nojo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se expressar é seu direito, ser educado é um dever.